Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Ziguezagueando por aí eu troco a pele. Fui pra lua morar!

sábado, 6 de dezembro de 2008

Consagração da Terra Pura de Padmasambava

Segundo o budismo, todos trazemos em nós uma fonte inesgotável de compaixão e sabedoria. Tudo que precisamos fazer é nos conectarmos com nossa natureza essencial que está encoberta por emoções negativas e percepções errôneas. Existem inúmeras formas de restabelecermos esta conexão. Dentre elas estão a meditação, a oração, a recitação de mantras e também a construção de locais inspiradores.

Em Três Coroas, interior do Rio grande do Sul, está sendo erguido um desses locais. A réplica do reino celestial de Zangdog Palri (“Gloriosa Montanha Cor de Cobre”) traz da cultura tibetana símbolos de valores universais como a não-violência e a clareza interior. Zangdog Palri é a Terra Pura de Padmasambava, um reino que expressa o ambiente esplêndido surgido da mente iluminada.

Somente criando paz em nosso interior é possível conquistar a paz no mundo exterior. Os locais sagrados são poderosas formas de lembrar que carregamos em nós uma riqueza espiritual profunda. Fazer peregrinações a locais assim é realizar uma jornada interior em meio à paisagem de nossas próprias mentes.
Padmasambava manifestou a Terra Pura de Zangdog Palri (Gloriosa Montanha Cor de Cobre) depois de deixar nossa terra. Seu palácio celestial, Padma Od (Luz de Lótus) marca o centro da Terra Pura. A aspiração suprema de Chagdud Rinpoche, durante sua vida, foi construir uma réplica do Palácio de Padmasambava no Khadro Ling, um processo longo que está próximo de sua conclusão.

A construção de uma estrutura tão elaborada e incomum é feita para inspirar aqueles que a vêem ou que se lembrem dela, e para ressaltar nossa própria riqueza de potencial interior. A Terra Pura representa a manifestação gloriosa da mente iluminada como um ambiente puro e semelhante a uma jóia. Como o mestre budista Dzongsar Khyentse Rinpoche disse, “a essência de Padmasambava é a mesma essência de nossa mente e coração”.

Devido à raridade da construção e às cerimônias extensas envolvidas na elaboração de uma réplica de Zangdog Palri, a Terra Pura de Padmasambava também se tornará um local de herança histórica e cultural. A arquitetura deste Zangdog Palri é baseada em uma réplica muito bela localizada em Kongpo, no Tibete. Nenhuma outra Terra Pura de Padmasambava no Ocidente foi construída tão completamente no estilo tradicional.

Os três andares têm muitas estátuas e pinturas que representam os habitantes iluminados do palácio celestial. Cada estátua é preenchida com rolos de mantras e incenso em pó, o que confere uma potência consagrada às imagens. A imagem de Guru Padmasambava, cercada de várias estátuas que representam suas emanações, preenchem o primeiro andar, cuja área de 120 metros quadrados permite a realização de cerimônias com a presença de até sessenta pessoas sentadas. A imagem principal no segundo andar é o Bodisatva Tcherenzig, também conhecido como o Senhor da Compaixão. O terceiro andar tem uma imagem do Buda Amitaba, que foi concluída por Chagdud Rinpoche alguns dias antes dele morrer.
Texto extraído do site http://padmasambhavapureland.com/terrapura.php


Nesse episódio do videocast da Consagração da Terra Pura da Padmasambava, você verá lamas e alunos recebendo os mestres budistas Dzongsar Khyentse Rinpoche, Dzigar Kongtrül Rinpoche e Orgyen Tobgyal Rinpoche na noite de 4 de dezembro no Khadro Ling. Também acompanhará a chegada dos participantes e as atividades iniciais da Consagração no dia 5, quando aconteceram ensinamentos com Dzongsar Khyentse Rinpoche e Dzigar Kongtrül Rinpoche.

... e o arco-íris ao redor do sol: Sinal auspicioso de realização e muitas bençãos!


Terra Pura - O projeto

Nenhum comentário: