Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Ziguezagueando por aí eu troco a pele. Fui pra lua morar!

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Luis Fernando Verissimo - "A terra de monstros"- Do livro "A mesa voadora".



Estava relendo o livro "A mesa voadora"do Luis Fernando Verissimo e dei gargalhadas com este trecho que posto á seguir:


" No seu livro “A história natural dos sentidos", Diane Ackerman especula sobre o que um visitante de outra galáxia pensaria do que comemos. Se o extraterrestre resolvesse dar um jantar de confraternização na nave- mãe para representantes de todos os povos da terra ,teria dificuldade em organizar o menu e mais dificuldade ainda em conter a ânsia de vômito.
Sendo um ser perfeito que se alimenta só de luz líquida, como todos os alienígenas hipotéticos,nosso visitante não entenderia como os alemães conseguem comer repolho azedo com tanta alegria,por que os americanos chamam pepino estragado de pickles e o comem com tudo. Os franceses esperam o peixe apodrecer antes de comê-lo e os japoneses nem esperam o peixe morrer. E por que todos se entusiasmam com fungo que chamam champignon e entram em êxtase com outro chamado trufa , que é o encontrado embaixo da terra dos porcos. Mas o que realmente faria o extraterrestre correr para o banheiro da nave seria descobrir que os terrestres espremem um líquido branco e gorduroso das glândulas mamárias de um animal chamado “vaca” - e o bebem !
De volta do banheiro nosso anfitrião talvez se deparasse com um italiano destrinchando um passarinho com os dentes e tivesse que sair correndo outra vez.
O visitante não acharia nada de mais com o pão ,o alimento mais simples e são do homem . Mas ouviria o alemão contar que o pão pumpernickel tem este nome porque pumper quer dizer “pum”e Nickel quer dizer o diabo , e que o pão é tão duro que até o diabo solta puns ao tentar come-lo . Isto, aliado ao queijo bolorento e fedorento que o francês trouxe para comer com pão , levaria nosso extraterreno a tomar uma decisão súbita . Expulsar todo mundo da nave e voltar voando para sua galáxia translúcida , longe desta terra de monstros. "

Luis Fernando Verissimo - Do livro " A mesa voadora"

Nenhum comentário: